Trabalho G2
Imersão e experiencia:
O objetivo do trabalho é gerar empatia no usuário através de uma simulação em realidade virtual que ira estimular os sentidos e provocar sensação para maior imersão do participante na simulação que estiver participando.
O foco é fazer com que a pessoa passe por experiencias que nunca sofreu e que talvez nunca ira acontecer, por exemplo, por a pessoa para se passar por um cachorro, assim sentido como é a vida de um.
Para a realização do trabalho, teremos uma cabine que dentro dela terá equipamentos para a imersão da pessoa, como óculos de VR, caixas de som pela cabine para estimular uma audição multidirecional, assim como borrifadores que irão liberar diferentes odores com diferentes intensidades dependendo da situação que a pessoa estiver vivendo e também uma especie de andador omnidirecional para aumentar a imersão da pessoa, assim, ela só ira se movimentar na simulação se a andar na vida real.
A simulação ira funcionar como um jogo de semi mundo aberto com escolhas, um exemplo de jogo nesse estilo seria Detroit Become Human. A pessoa poderá se mover pelo ambiente, mas terá objetivos a cumprir que vão gerar escolhas, que dependendo de qual for, pode mudar o rumo da simulação, os sistema de escolhas será básico com no máximo duas escolhas por situação encontrada. A simulação não será feita com uma pessoa só, terá outras pessoas participando na simulação em personagens e situações diferentes que irão interagir entre si, então, se em uma situação eu fizer uma escolha que irá prejudicar o cachorro, a pessoa que estiver como cachorro ira sentir e presenciar a alteração sofrida como cachorro.
Imagem do jogo Detroit Become Human.
Andador omnidirecinal.
Ambiente desenvolvido:
Ambiente pensado para utilização de tecnologia de movimento quando o usuário estiver sentado. Também possui caixas de som e vaporizadores.
Solução pensada como uma alternativa a cabine, possui caixas de som e vaporizadores.
Cabine projetada para portar o andador omnidirecional, possui caixas de som e vaporizadores.
Simulação da experiencia:
Usuário observando seu corpo virtual.
Cena na qual o personagem da narrativa vê seu reflexo em um pequeno espelho.
Cena na qual uma criança observa seus pais tendo uma discussão.
Cena na qual o usuário deve escolher como seu personagem reagirá a uma situação difícil, envolvendo agressão emocional.
Cena na qual o usuário deve escolher se ajudará ou não outro personagem da narrativa.
Cena na qual o usuário deve decidir como responder a uma mensagem recebida pelo celular.